19 de dezembro de 2013

DR. MÁRCIO FOI APROVADO NO SEU PRIMEIRO ANO DE GOVERNO.

MARCELO SANTANA COMENTA



O PREFEITO DR. MÁRCIO tem motivos de sobra para encerrar o ano de 2013 em grande estilo em onze meses de governo. Seria  leviano afirmar que nesse primeiro momento o governo não teve os seus percalços, nem tudo foi céu de brigadeiro, afinal administrar a sétima economia do estado com duzentas mil almas não é para qualquer um.

NO PRIMEIRO SEMESTRE a gestão estabeleceu como uma das metas a arrumação da casa na questão de implementar ações de viabilizar uma boa atuação na limpeza urbana, numa excelente ação preventiva contra enchentes  importantes lubrificações na maquina administrativas e saneamento de despesas, nesse processo um segmento importantíssimo teve ganho real no seu salário e mais recentemente outras vantagens que poucos municípios da Bahia ousaram conceder. Os professores, nunca antes na história de Lauro de Freitas, foram tão reconhecidos e valorizados. Os trabalhadores da educação, através do seu sindicato a ASPROLF, e do constante dialogo com o prefeito, conseguiram conquistas fundamentais. O professor valorizado e com sua carga horária reduzida será, na verdade, um agente transformador de vidas, pois é na sala de aula que a cidadania é passada a limpo e chegou a hora de virarmos a página da violência urbana, da violência doméstica, nosso professor, tem uma enorme responsabilidade pedagógica, política e social, pois ele é o agente transformador, capaz de mudar esse cenário e transformar os nossos jovens em verdadeiros cidadãos e cidadãs. 
Vale apena ressaltar, ainda, a efetivação da parceria com o SENAI, com os cursos do Pronatec, expandindo, agora, para várias escolas da Itinga, o resultado veio rápido, segundo o professor Francisco Castelo Branco do SENAI, somos o segundo maior município da Bahia em matriculas do PRONATEC, para o professor que é o Coordenador do Pronatec na cidade, "o prefeito Dr. Márcio Paiva está de parabéns por entender a importância da qualificação profissional e as ações integradas entre a SEMASCI, o GAPRE, a SEMED e outras secretarias juntas com o SENAI, colocaram Lauro de Freitas nessa posição invejável de segundo colocado na Bahia". 

No primeiro semestre não podíamos deixar de ressaltar o ressurgimento da ESCOLA DE CADETES MIRINS, um patrimônio da cidade que ficou desativado por oito anos, conversamos com a coordenadora e professora Isa Croesy que já efetivou 1.100 matriculas, com inicio oficial em 2014, atendimentos psicopedagógicos, psicológicos e sociais, coordenação do curso de repintura automotiva com 23 alunos concluintes e 9 com empregos garantidos, dezenas de oficinas, campeonato de jiu jitsu, projeto interativo, além do projeto estreitando laços com mais de sessenta encontros com os pais. A Coordenadora Isa , afirmou que o "prefeito deseja que a ESCOLA DE CADETES MIRINS contribua efetivamente para a redução do ciclo da violência, com formação em cidadania e qualificaçãol".

Ainda no primeiro semestre verificamos outro dado importante para a cidade, a concretização da parceria com a Policia Militar do Estado da Bahia, efetiva e material, visando uma maior segurança para os munícipes.       

NO SEGUNDO SEMESTRE o dialogo com a ASPROLF foi continuo e numas reuniões com a diretoria recém eleita da categoria outros avanços importantíssimos foram garantidos:  1.o décimo terceiro (13º)  pago a partir do dia 16 de dezembro (O QUE JÁ ACONTECEU); 2. o salário do mês de dezembro vai ser depositado logo após o décimo terceiro, antes do Natal; 3. foi reafirmada a implementação da redução para todos os profissionais do magistério para o início do ano letivo de 2014, além da reafirmação do pagamento do abono nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, retroativo a setembro de 2013;4. haverá Processo Seletivo Simplificado (REDA) para professores.
Lauro de Freitas, passa a ser uma cidade referência no quesito entendimento entre professores, sindicato e governo, além de ser referência nos estado da Bahia em valorização do profissional em educação e dos demais servidores municipais. 

O segundo semestre foi marcado por intervenções de acessibilidade e as ruas asfaltadas se multiplicaram por toda a cidade, fato que gerou elogios não só dos seus moradores, mas também dos corretores que atuam na região, pois segundo eles com o asfalto os imóveis ficaram mais valorizados. 

A ESTRADA DO COCO foi talvez a intervenção mais emblemática  realizada prefeito que diretamente participou de todas as etapas, conversando com os empresários dos empreendimentos que tiveram que ceder espaços, conversando com os motoristas de coletivos que foram orientados a obedeceram  a estacionarem nos espaços destinados, afim de evitarem fila dupla que geravam congestionamento. A Estrada do Coco ficou mais humana, mais bonita.

 A CIDADE NÃO PAROU durante o ano de 2013, o ritmo de trabalho do prefeito é veloz, as diversas comunidades foram brindadas por ações globais, na verdade uma maneira de estabelecer a transversalidade das secretarias, foram ações de toda sorte nas áreas do direito, social, infra estrutura, saúde, educação, esporte e lazer, cultura, industria e comercio, turismo etc.

PARCERIA COM O LEGISLATIVO o prefeito por ter sido vereador por dois mandatos se identifica muito com a edilidade. Uma parceria importante para a cidade, baseada no respeito aos poderes constituídos com uma única finalidade: servir a sociedade.

E 2014? O ano ainda não acabou e o futuro a Deus pertence, mas a inauguração do Centro Pan Americano de Judô, em construção na Praia de Ipitanga, será uma marca para várias gerações: a inserção de Lauro de Freitas no cenário internacional, então que venha 2014!

 FELIZ NATAL E UM GRANDE ANO DE 2014 PARA LAURO DE FREITAS. AFINAL TODOS NÓS MERECEMOS, POIS TEMOS ORGULHO DE  SERMOS LAUROFREITENSES    

Nenhum comentário:

Postar um comentário