7 de dezembro de 2013

OS AMANTES ROMANOS DE CLEÓPATRA.

As aventuras amorosas da mais famosa rainha do Egito soam mais escandalosas atualmente do que parecem ter sido na Antiguidade. Durante seu reinado, ela não poupou esforços para seduzir homens poderosos com finalidades políticas. Descendente de uma linhagem de gregos macedônios, Cleópatra conquistou com 17 anos de idade o adúltero Júlio César, brilhante general que tornaria-se o mais conhecido governante do Império Romano, e aliou-se a ele para manter-se no poder no Egito. Com o assassinato de César, a rainha-amante caiu de amores por outro chefe militar romano, Marco Antônio, com quem viveu até sua precoce morte. 

Não há comprovação histórica se o comportamento da última rainha do Egito foi tão permissivo como contam as lendas a seu respeito. Aliás, muitos dos escândalos sexuais atribuídos a Cleópatra podem ser mitos criados pelos romanos, após a derrota militar e suicídio da rainha egípcia. Um deles, por exemplo, conta que quando foi ao encontro de Marco Antônio na cidade de Tarsus, ela vestia-se como Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor.

Na verdade gente a ostentação, as maquiagens, a beleza, a inteligência e muito sexo fizeram Cleópatra seduzir os dois grandes lideres romanos que sustentaram-na no poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário