7 de abril de 2014

VENHA PARA LAURO VOCÊ TAMBÉM

  NOSSA OPINIÃO

 
Um município abençoado pelas suas lindas e maravilhosas praias e com uma atividade laboral intensa esta cidade tem nome: Lauro de Freitas. Que é um dos municípios brasileiros com maior desempenho na sua economia. Tanto na prestação de serviços quanto no comércio, na industria, no empreendedorismo individual e no desenvolvimento imobiliário a cidade bate recordes, por isso denominada, de forma muito feliz, pela atual gestão, como Cidade do Trabalho.
 
Dados do CAGED posiciona o município como um dos campeões em carteiras assinadas do Estado da Bahia, no empreendedorismo individual são mais de 4.000 empreendedores que saíram da informalidade e se cadastraram no EI, Lauro de Freitas disputa com Salvador e Feira de Santana a hegemonia da formalização. Recentemente tivemos informações que a AVON possui mais de 3.500 revendedoras na cidade, estando em terceira posição no estado. No segmento imobiliário e de construção civil nunca se investiu tanto em Lauro de Freitas. Por consequência de uma politica acertada da gestão do Dr. Márcio Paiva, prefeito local, que tem como um dos principais focos da sua administração o asfaltamento e melhoramento das vias e bairros. Nesse novo cenário os imóveis tiveram uma valorização fantástica. Na industria limpa temos hoje mais de 600 filiadas a FIEB e 400 em processo de filiação, operando e gerando empregos nos mais diversos setores, como marmoraria, plástico, panificação, metalurgia, dentre outros. Um município que esta oferecendo mais de 1.500 vagas de empregos diretos na área de call center não possui uma grande capacidade de gestão e poucos municípios do Brasil estão nessa condição privilegiada.
 
Mas será Lauro de Freitas um paraíso? Claro que não. A mesma posição geográfica que tanto faz crescer a economia da cidade também é um vetor importante de alguns problemas. Sabe-se que, aproximadamente, 30% dos recursos da Saúde são gastos no atendimento de emergências dos postos e hospitais municipais com pacientes que não residem na cidade, essa proximidade com Salvador, Camaçari e Simões Filho causam algumas anomalias no oferecimento dos serviços públicos, considerando que na Saúde, por exemplo, o muncipio consegue fazer um bom atendimento e isso atrai outras clientelas. Na questão da segurança pública observa-se o mesmo fenômeno, mesmo com duas companhias e uma base da PM, além de três Delegacias da Policia Civil, temos muitos problemas protagonizados por meliantes que circundam o município em conluio com os que aqui atuam.
 
 
Na educação local louve-se o grande esforço da Drª Adriana Paiva, atual secretária da pasta. A secretária tem feito uma grande gestão, com professores motivados e valorizados (o município concedeu 19% de aumento e redução de carga horária em 2013, fruto de uma grande relação com o sindicato ASPROLF). 

Uma das apostas da secretária para o ano  de 2014 é a continuidade e ampliação da parceria PREFEITURA/SENAI/CETIND, pois a qualificação profissional é um compromisso do governo e cerca de 3.000 alunos já foram matriculados nos cursos do PRONATEC.  O município disputa com Feira de Santana a segunda colocação em número de matriculas no estado. Além da sede os cursos do PRONATEC estão também na Itinga, nas escolas municipais Santa Júlia, Dois de Julho e Mário Covas. A outra aposta da secretária é a Escola de Cadetes Mirins, dirigida pela pedagoga Isa Croesy, inaugurada em grande estilo na semana passada. Hoje com mil alunos matriculados a Escola de Cadetes, com possibilidade de abrigar 3.000 até 2016, é uma das grandes esperanças do governo para minimizar a questão da violência e garantir um aprendizado de qualidade para os jovens da cidade. Um dos objetivos da escola é preparar o adolescente para o mercado de trabalho e para a vida. 
 
Uma cidade com 200 mil habitantes, 120 mil eleitores, um dos maiores colégios eleitorais da Bahia, dentro de uma área geográfica com pouco mais de 57km², ainda pode se dar ao luxo de possuir locais muito valorizados para residências, loteamentos com boa infraestrutura, perfeitos para quem busca paz e tranquilidade. Portanto, venha você também para a Cidade do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário