13 de maio de 2017

COM A PALAVRA O JUIZ MORO

“Juiz não pode julgar pensando em consequência política”, afirma Sérgio Moro

“Juiz não pode julgar pensando em consequência política”, afirma Sérgio Moro
Foto: Agência Brasil

Durante um debate neste sábado (13), na Universidade de Oxford, na Inglaterra, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato na primeira instância, afirmou que juízes não podem julgar pensando na consequência política que a decisão irá gerar.
Na oportunidade, Moro foi questionado sobre a exposição de juízes na mídia e afirmou: "não creio que isso gera um grande problema, desde que não invadam política partidária". O juiz falou ainda sobre casos de corrupção envolvendo políticos. "Um julgamento, seja absolvitório ou seja condenatório, ele sempre tem reflexos políticos, mas esses reflexos políticos ocorrem fora da corte de justiça", disse.
"Quando se condena, por exemplo, um ex-político de envergadura, alguém que teve um papel às vezes até respeitável dentro da conjuntura política do país, isso vai gerar reflexos dentro da vida partidária. [...] O juiz não pode julgar pensando nisso, o juiz tem que cumprir seu dever e julgar segundo as leis e as provas", afirmou.
"Se o juiz for julgar pensando na consequência política, ele não está fazendo seu papel de juiz", pontuou Moro. "Muitas vezes tem essa confusão de que julgamentos são políticos, quando na verdade não são", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário