3 de janeiro de 2015

Com programação especial, Barra é o point nº 1 de quem veio curtir a virada do ano

Maratona de comemorações prossegue até amanhã com Festival de Jazz. Turistas aproveitam atrações na orla reformada

Naiana Ribeiro e Yne Manuella (mais@correio24horas.com.br)
Atualizado em 03/01/2015 09:24:35
  
Após um dia de Feira de São Joaquim e três de Praça Cayru, foi a vez de o Farol da Barra dar as boas-vindas ao ano de 2015 com muita música, para alegria, principalmente, dos turistas que prolongaram a presença na cidade após o Réveillon. 
Espalhadas pelo gramado do Farol da Barra e por toda a orla, centenas de pessoas acompanham o show do grupo Garagem: Festival de Jazz promovido pela prefeitura vai até amanhã
(Foto: Arisson Marinho)
E teve de tudo: axé, samba, reggae, hip hop, swing, salsa e, para surpresa de muitos, jazz. Isso mesmo: a programação do Réveillon Salvador 2015 inclui também o Festival Salvador Jazz, que ontem à noite levou mais de três mil pessoas ao Farol da Barra. 
O festival, no entanto, não foi o único atrativo que a Barra ofereceu aos visitantes ontem. A programação começou no início da tarde, ainda sob o sol escaldante, em palcos menores, que foram instalados ao longo da Avenida Oceânica. Mas teve gente que veio só pra ver a grande novidade.
A energia é muito positiva. Além da vista, podemos prestigiar a cultura local
Carla Martins Pereira, bióloga paulista
Festival
Fã de jazz desde os 15 anos, o gaúcho Cairo Fontana, 25, fez questão de que sua vinda a Salvador coincidisse com os dias do festival. Segundo ele, embora Porto Alegre, onde mora, tenha mais eventos de jazz, é muito raro que eles sejam gratuitos e a céu aberto, como o que ocorre na capital baiana até domingo.   
Cerca de três mil pessoas conferem a apresentação de abertura do Festival Jazz Salvador, na Barra, que começou ontem e vai até domingo. O dia na Barra contou com várias atrações (Foto: Arisson Marinho)
O visual escolhido por ele para o show - sandália de dedo, bermuda e camiseta - também não lembrava nem de longe a roupa formal usada para ir às apresentações do gênero na capital gaúcha. “Lá, eu sempre fico pensando ‘estou com a roupa certa para esse evento?’. Aqui é melhor, muito mais democrático. Dá pra vir até de sunga”, afirmou Cairo, que é fã do musicista gaúcho Yamandu Costa, que se apresenta hoje no palco do Farol da Barra.
Natural de Porto Velho, Rondônia, onde  “só tem sertanejo”, a administradora Diana Portela, 25, também ficou encantada com a mistura de jazz e praia oferecida pelo evento. “Nunca tinha assistido a um show de jazz à beiramar. Eu sou roqueira, mas me apaixonei por esse som aqui em frente à praia”, disse ela, que veio passar férias.
Apesar de preferir uma roda de samba, a assistente social espanhola Giulia Gaz, 27, afirmou estar curtindo a festa. “Em Barcelona, onde moro, há festas assim, ao ar livre, mas aqui é diferente. As pessoas são mais alegres”, contou a espanhola.
Garagem abre o festival, que faz parte da programação do Réveillon(Foto: Arisson Marinho)
Ao seu lado, a fisioterapeuta Sara Joe, 25, também curtia o jazz, apesar de admitir preferir sambar. O que importava, no final das contas,  era curtir o clima, como fez Raef Mohamed, 20, vindo da Ilha Mayotte, território francês situado na África. “Esperava  uma coisa mais para bailar, mas estou gostando”, disse Raef.        
O prefeito ACM Neto acompanhou o primeiro dia do Festival Salvador Jazz. “Essa é uma mistura que tem a cara da Bahia, de Salvador.  E é um atrativo a mais para quem vem nos visitar neste período”, afirmou o prefeito que assistiu ao show no meio do público, acompanhado pelos pais - o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, e a presidente do Instituto Parque Social, Rosário Magalhães - e pelo secretário da Educação, Guilherme Bellintani,  que trabalhou na organização do evento na Barra quando ainda comandava a pasta de Turismo e Cultura.
A programação desse Réveillon traduz o que é a Bahia: mistura  de ritmos e de culturasThiago Arimatéia,  técnico de produção, de Aracaju
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Palco 1, em frente ao Farol  
De 10h às 17h. 
Atrações: 
Grupo Onírica, Perspectivas em Movimento, além de Mr. Armeng, Primos Elétricos da DNADodô, Herdeiros de Angola, Coletivo Di Tambor e Ambiente Brasileiro.
Palco 2, perto ao Barra Center 
De 10h às 17h. 
Atrações: 
Garotos Melodia, Pirombeira, Samba de Verdade, Samba da Ilha, InRitmoCrew, A Rua se Conhece e Corrupião com Rosa Fortes.
Palco principal, entrada da Rua Marques de Leão 
O Festival de Jazz começa às 18h e vai até 22h30. Entre as atrações estão Vagner Tiso, Yamandu Costa, Hermeto Pascoal e  Sanbone Pagode Orquestra
PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ
Palco 1  
De 10h às 17h.
Atrações: 
Estação do Choro, Diogo Rios, Banda LOS, Arhon Mattos, Nova Saga, Os Paraíbas do Forró e Igor Salify.
Palco 2 
De 10h às 17h. 
Atrações: 
Caravana da Arte, Nara Couto, Samba de Roda Urbano, Banda Marana, Um Passarinho me Contou, Irmão Carlos e O Catado e Transcendental.
Palco principal 
O Festival de Jazz começa às 18h. Entre as atrações estão Neojibá, Ed Motta, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário