15 de janeiro de 2017

Com uma tonelada de carne, mocotó de padre faz sucesso no IAPI




 Mocotó do Padre, evento promovido pela Paróquia São Paulo Apóstolo, deve atender três mil pessoas ao longo de todo o dia




Bucho, calabresa, charque, alho, limão, hortelã, salsa, coentro, cebola... E o principal: pata de boi. A receita de um dos mais tradicionais pratos nordestinos tomou proporções um tanto fora do comum neste domingo (15). O Mocotó do Padre, evento promovido pela Paróquia São Paulo Apóstolo, no fim de linha do IAPI, preparou cerca de uma tonelada de carne para atender a cerca de três mil pessoas, ao longo de todo o dia.  
O “padre” que dá nome à festa é o padre Valson Sandes, que há dez anos atua na paróquia do IAPI. Nove anos atrás, foi dele a ideia de montar uma espécie de quermesse na comunidade. “Fizemos, naquele período, para 150 pessoas. O mocotó foi o primeiro prato que vendeu, então a gente entendeu que o caminho era por ali”, lembra ele.
Desde então, o Mocotó do Padre é sempre no mês de janeiro, antes do dia 25, quando é celebrado o dia de São Paulo, padroeiro da igreja. E o público só aumenta: passou de 2,5 mil pessoas no ano passado para três mil em 2017. Segundo padre Valson, vem gente de estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe, além de outras cidades da Bahia, como Feira de Santana, Lauro de Freitas, Conceição do Coité e Valença. 
“O objetivo é congregar os fieis por conta da festa de São Paulo. A gente arrecada os fundos para custear a festa e a reforma da Igreja Matriz, que precisa trocar o telhado, que é de telha de amianto. Os fieis estão todos trabalhando voluntariamente. E todos estão pagando para comer, inclusive os voluntários”, diz.
A receita é do próprio padre Valson. Foi com ela, inclusive, que ele venceu o concurso do quadro Panela de Bairro, da TV Bahia, em outubro de 2016. Por isso, também é ele o primeiro a experimentar o prato – para garantir que tudo está do jeito certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário