10 de agosto de 2014

LAURO DE FREITAS NA HISTÓRIA

Lauro de Freitas já foi palco da maior feira do Recôncavo

Posted on 30 outubro 2012 by Equipe Café com Notícias

Nós sabemos que várias cidades se desenvolveram a partir das feiras, pois elas possibilitavam  e ainda possibilitam uma rica troca de experiências comerciais e culturais, além de favorecer a fixação dos indivíduos.
Fundada por Dias D´ Ávila, Capoame, foi uma grande feira que geralmente era realizada todas as Quartas na Frequesia de Santo Amaro, antigo nome de  Lauro de Freitas.  Segundo algumas fontes, essa feira era também itinerante e foi realizada em outras localidades.  A variedade de produtos comercializados trouxe muita prosperidade à região, tanto é que Capoame foi o ponto comercial mais importante até 1820, quando perdeu a hegemonia para a Princesa do Sertão, que deu origem a cidade de Feira de Santana.
´´ Salvador e o Recôncavo dependiam do sertão. Salvador necessitava da carne que o sertão fornecia. Carne, couro e sebo eram usados na cidade e no campo, e os engenhos precisavam igualmente de bois para o transporte, muitos também como força motriz. Grandes boiadas percorriam, às vezes, sessenta quilômetros por dia, com destino às feiras na orla do Recôncavo, onde um ativo comércio tinha lugar. A primeira dessas feiras foi Capoame, estabelecida por Francisco Dias d’Ávila em 1614. Localizada na paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, próxima à atual Camaçari, a feira, realizada às quartas, prosperou e permaneceu a mais importante até a ascensão da feira de Santana, a “Princesa do Sertão”, na década de 1820. Na década de 1720, o couro tornou-se importante produto de exportação na Bahia. A frota de 1735, por exemplo, transportou 180861 meios de sola e mais de 11 mil peças de couro cru. Além disso, a indústria de fumo de Cachoeira dependia do couro para embalar os rolos e, assim, havia também uma demanda constante dentro da própria capitania pelo couro do sertão.´´ (SCHWARTZ, 1995, p. 88)
- See more at: http://cafecomnoticias.com.br/2012/10/30/lauro-de-freitas-ja-foi-palco-da-maior-feira-do-reconcavo/#sthash.WMwmlJm2.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário