10 de agosto de 2014

UMA DAS MAIS TRADICIONAIS FESTAS RELIGIOSAS DA BAHIA COMEÇA NA QUARTA- FEIRA EM CACHOEIRA.


A programação da festa da Boa Morte em Cachoeira, no Recôncavo baiano, começa na próxima quarta-feira (13) com um cortejo que levará a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, saindo da capela de Nossa Senhora d'Ajuda, pelas ruas da cidade histórica, a partir das 18h30.

Às 19h, uma missa será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em homenagem às almas das irmãs falecidas. O encerramento da primeira noite ocorre às 21h, com a Ceia Branca na sede da irmandade, que marca a confraternização entre as irmãs, familiares e convidados. No cardápio, frutos do mar sem azeite de dendê. Neste dia, as irmãs vestem roupas brancas e passam a noite em vigília.

A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é composta por mulheres descendentes de escravos africanos, todas com mais de 50 anos. Atualmente, 21 mulheres fazem parte da irmandade.

O evento, considerado patrimônio da humanidade desde 2010, atrai baianos e turistas para a cidade e celebra a libertação dos escravos. O início dos rituais que antecedem a festa da Irmandade da Boa Morte, realizada  até o dia 17, ocorre com a Esmola Geral, como é conhecido o ato, quando as devotas saem pelas ruas pedindo a comerciantes e moradores doações para a realização da festa. O ritual é um sinal de fé e humildade e faz parte do compromisso religioso da entidade fundada há mais de 200 anos. A novidade deste ano na irmandade foi a apresentação de uma nova integrante, recebida pelas irmãs como candidata a ingressar na confraria, que não pode ter o nome revelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário