26 de março de 2014

BANHO DE MAR: PREFEITURA ALERTA PARA RISCOS DA BAIXA ESTAÇÃO

Postado 26 de Março de 2014 às 15:06


Com o começo da baixa estação e o período chuvoso, os riscos de banho de mar aumentam e os cuidados precisam ser redobrados. Por isso, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio do Grupamento de Salva-Vidas da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), alerta banhistas que frequentam as praias da cidade.

A baixa estação se torna perigosa com os dias de chuva. Quando o mar fica revolto, alguns cuidados precisam ser redobrados: ao chegar à praia, procurar orientação de algum salva-vidas sobre condições de banho; observar evitar banho em locais com as bandeiras que indicam perigo; não deixar crianças tomarem banho desacompanhadas de adultos; evitar banho de mar após ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados; e evitar banho de mar com colchões infláveis.
Além das orientações aos moradores, os salva-vidas comunicam hotéis e pousadas para que encaminhem o guia, acompanhante, ou o próprio turista ao posto de salva-vidas para que recebam as devidas informações a cerca de condições de banho. Nesta época de baixa estação, podem ocorrer quedas de raios no mar e o local se torna mais perigoso em dias de chuva. Outro risco da época é a grande incidência de águas vivas e caravelas em alguns pontos das praias, que, em contato com a pele, podem gerar queimaduras e lesões.
Salva-vidas - O Grupamento conta com um efetivo de 55 salva-vidas. Eles estão distribuídos nas três praias da cidade: quatro mirantes em Ipitanga, quatro em Vilas do Atlântico e dois em Buraquinho, somando um total de 10 mirantes. Em cada posto ficam dois salva-vidas, mas, nas praias mais movimentadas e com mais áreas de risco, o efetivo aumenta para três ou quatro, a exemplo de Buraquinho. Em média são realizados 10 resgates por fim de semana e contínuas ações preventivas e orientações a banhistas, principalmente os turistas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário