6 de março de 2014

LIXO DEPOIS DO CARNAVAL IMPRESSIONA AMBIENTALISTAS

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/acao-promove-limpeza-pos-carnaval-de-praias-de#ixzz2vDyiZoBa
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Ação promove limpeza "pós-carnaval" em praias de Salvador

catadores.jpg
Durante os dias 27 e 28, o "mutirão da limpeza" espera diminuir a agressão causada durante a festa / Fotos: Francisco Pedro/Projeto Lixo Marinho
A divulgação de imagens do lixo “pós-carnaval”, acumulado debaixo das águas do Porto da Barra, uma das principais praias de Salvador, chocou a opinião pública da capital baiana. No intuito de contribuir com a solução deste problema, a marca de cerveja Skol, umas das empresas que tiveram suas latinhas flagradas no fundo do mar, decidiu promover a Operação Fundo da Folia, e com a ajuda de mergulhadores, conscientizadores e voluntários, realiza nos dias 27 e 28 de março um mutirão de limpeza e sensibilização ambiental.
As praias do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra receberá a ajuda dos catadores, sob o guia da empresa, recolhendo latas de cervejas e energéticos, garrafas plásticas, restos de abadás (fantasias dos blocos carnavalescos) e outros objetos.
A denúncia
Inicialmente, a denúncia de que havia uma enorme quantidade de lixo no fundo mar partiu de Francisco Pedro, mergulhador e presidente da Associação "Praia Local, Lixo Global" - Global Garbage Brasil. Depois de ter identificado o problema, ele retornou ao local com o surfista baiano Bernardo Mussi. A partir de então, eles mergulharam nas praias próximas aos festejos do carnaval na cidade.
Resultado: uma semana depois da folia, encontraram latas e restos de abadás que destoavam da paisagem marinha saudável. Divulgaram as imagens na internet e conseguiram chamar a atenção da imprensa e sociedade, que resolveram contribuir com a disseminação da denúncia e fazer a parte deles.
Para quem quiser participar da ação promovida pela marca de cerveja, pode acompanhar como voluntário e juntar-se à iniciativa, que terá início às 8h, com partida na praia do Porto da Barra, como mostra a imagem abaixo.
percusso.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário