19 de dezembro de 2016

Laudo sobre explosão no Hospital do Subúrbio será emitido em até dois dias

Leito de isolamento após a explosão do painel, na manhã desta segunda-feira (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)
Leito de isolamento após a explosão do painel, na manhã desta segunda-feira (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)
Um laudo sobre as causas do curto-circuito que resultou na explosão de um painel dentro da Unidade de Terapia Intensiva 3 (UTI) do Hospital do Subúrbio e deixou um paciente com 2/3 das costas queimadas deverá ser concluído em até dois dias. O documento será produzido pela engenharia clínica e de manutenção da unidade.
Segundo o presidente da Prodal Saúde, concessionária que administra o hospital, Jorge Oliveira, uma faísca pode ter entrado em contato com gases medicinais e provocado a explosão. O fogo foi controlado pelos brigadistas da unidade e o Corpo de Bombeiros não precisou ser acionado.

"A manutenção no hospital é constante. Um evento dessa natureza serve para que reforcemos todos os processos de manutenção e de segurança do hospital. O curto-circuito ainda está sendo investigado. Nossa engenharia clínica e de manutenção vai atuar nesse processo e emitir um laudo para correção de eventuais problemas", afirmou Oliveira.

A explosão aconteceu às 1h15 desta segunda-feira (19), após um curto-circuito em um dos painéis que ficam no leito. O equipamento é responsável por registrar os sinais dos pacientes. A diretora do hospital informou que os aparelhos passam por checagem uma vez por mês, para verificar a situação das tomadas, fios, cabos e detectar possíveis vazamentos.

"A gente tem planos de contingência e de combate a incêndio. O hospital dispõe de brigada de combate a incêndio e todos os funcionários são treinados para esse tipo de ocorrência. Então, todos os mecanismos que nós temos foram adotados e conseguimos bastante sucesso nesse processo", contou Oliveira.

Hospital premiado
Em outubro de 2016, o Hospital do Subúrbio foi acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com uma certificação pela qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A unidade existe há seis anos e foi o primeiro hospital implantado e operado via Parceria Público-Privada no Brasil.
Em nota, a assessoria do HS informou que existem 12 hospitais públicos no Brasil de excelência e o HS é a primeira e única unidade hospitalar pública da Bahia e do Nordeste a conquistar o nível máximo de certificação. A direção destacou a importância da premiação.

"Ser um hospital acreditado com excelência significa atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, possuir uma gestão integrada com fluidez dos processos, e uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional", diz a nota.

O hospital é operado pela concessionária Prodal Saúde e iniciou o atendimento à população, em setembro de 2010. A unidade é destinada ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.

Em junho de 2015, o hospital recebeu o prêmio das Nações Unidas por liderança e inovação nos serviços públicos. O Hospital do Subúrbio, está localizado em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e ganhou o segundo lugar entre os concorrentes da América Latina na categoria “Melhorando a entrega de serviços públicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário