2 de fevereiro de 2014

DIA 2 DE FEVEREIRO, DIA DE FESTA NO MAR, EU QUERO SER O PRIMEIRO A SAUDAR YEMANJÁ.

Hoje é o dia de reverenciar a rainha do mar. Estaremos em Buraquinho logo mais. Dr. Márcio confirmou presença, Drª Adriana Sec. da SEMED também, os pescadores e gente do povo idem. Viva Yemanjá. Odo Yiá!

Na mitologia yoruba, o dono do mar é Olokun, que é pai de Iemanjá, sendo ambos de origem Egbá. Yemojá é saudada como Odò ("rio") ìyá("mãe") pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, orixá do mar (masculino no Benim e feminino em Ifé), referida como sendo a "rainha do mar" em outros países. É cultuada no rio Ògùn, em Abeokuta .No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras e até por membros de religiões distintas.

A COMEMORAÇÃO FAZ PART E DO CALENDÁRIO DE FESTAS DE NOSSA CIDADE.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador e em Lauro de Freitas, Buraquinho, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até o templo mor, localizado no bairro Rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhosbijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.




                           O SAGRADO FEMININO

 No ano passado escrevemos um artigo sobre a festa de Iemanjá, uma entidade extremamente popular e carismática e à época fizemos uma comparação entre a Rainha do Mar e Afrodite. Os mitos que envolvem essas duas formas poderosas de expressar o universo feminino tem muita afinidade entre sí, de um lado a figura mágica de Iemanjá, cultuada pelos nossos ancestrais africanos, terna, bela, vaidosa, mãe, protetora dos mares, realizadora de desejos...e do outro lado Afrodite ou Vênus, símbolo forte da mitologia greco/romana que simboliza a sensualidade da mulher, a fertilidade, a proteção, a mãe, bela, vaidosa, sensual e sedutora.

 O que elas têm em comum? Tudo. Embora produzidas por culturas diferentes, elas tem tudo a ver, poderíamos envolver aí Oxum e a Iara, a primeira representando a cultura africana e a segunda a cultura indígena, ambas protetoras dos rios, das nascentes e dos lagos, as duas também a exemplo de Iemanjá e Afrodite, vaidosas e adoram mimos. O que seria de nós se não fossem os mitos hein?
Todas essa figuras mitológicas representam o sagrado feminino, seria a mulher uma divindade também? Sim, claro que sim, pois é a mulher nobre ou plebeia, mundana ou ateia, do Cariri cearense ao Saara é a mulher o simbolo da vida que aleita e cura as feridas. Pode se chamar Anyzete, Joana, Adriana, Taionara, Taís,  Karen, Maureen, Ling, Karapova, Ingrid ou simplesmente Sebastiana, não importa nomes, o que realmente importa é que a mulher é a síntese dos poderes míticos de Iemanjá, de Nanã, de Iansã, de Vênus ou Afrodite, da Iara, de Janaína, enfim és sempre mulher da menarca a velhice, és o verso o o anverso da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário