2 de fevereiro de 2014

FESTA DE BURAQUINHO. FESTA NO MAR, SALVE YEMANJÁ! ODÓ IYÀ!


HOMENAGEM DO PREFEITO DR. MÁRCIO A PAIZINHO, UM MOMENTO EMOCIONANTE DA FESTA DE BURAQUINHO



                                  AS FILHAS DE IEMANJÁ SAUDANDO A RAINHA DO MAR.

       
                IEMANJÁ, AFRODITE OU VÊNUS, MULHERES LINDAS E MÍTICAS.

Iemanjá é uma entidade extremamente popular e carismática, o que existe em comum entre a  Rainha do Mar da mitologia africana? E Afrodite ou Vênus dos gregos e romanos? Os mitos que envolvem essas duas formas poderosas de expressar o universo feminino tem muita afinidade entre si, de um lado a figura mágica de Iemanjá, cultuada pelos nossos ancestrais africanos, terna, bela, vaidosa, mãe, protetora dos mares, realizadora de desejos...e do outro lado Afrodite ou Vênus, símbolo forte da mitologia greco/romana que simboliza a sensualidade da mulher, a fertilidade, a proteção, a mãe, bela, vaidosa, sensual e sedutora.
 Iemanjá e Afrodite ou Vênus, embora produzidas por culturas diferentes, elas tem tudo a ver, poderíamos envolver aí Oxum e a Iara, a primeira representando a cultura africana e a segunda a cultura indígena, ambas protetoras dos rios, das nascentes e dos lagos, as duas também a exemplo de Iemanjá e Afrodite, vaidosas e adoram mimos. O que seria de nós se não fossem os mitos hein?



Todas essa figuras mitológicas representam o sagrado feminino, seria a mulher uma divindade também? Sim, claro que sim, pois é a mulher nobre ou plebeia, mundana ou ateia, do Cariri cearense ao Saara é a mulher o simbolo da vida que aleita e cura as feridas. Pode se chamar Juliana, Aline, Joana, Adriana, Taionara, Taís,  Karen, Maureen, Ling, Karapova, Ingrid ou simplesmente Sebastiana, não importa nomes, o que realmente importa é que a mulher é a síntese dos poderes míticos de Iemanjá, de Nanã, de Iansã, de Vênus ou Afrodite, da Iara, de Janaína, enfim és sempre mulher da menarca à velhice, és o verso o o anverso da vida


Encontramos hoje na Praia de Buraquinho, dia 02 de fevereiro de 2014, nossas lindas amigas Juliana Burgos e Aline Oliveira, durante as manifestações festivas e de compromisso com a fé, outras centenas de  mulheres que incorporam, verdadeiramente, a personificação de serem filhas de Iemanjá.  estavam para saudar a Protetora dos Mares, ODÓ IYÀ! 

Hum todas elas  compreensivas, harmoniosas, pacientes, belas, vaidosas afetuosas e idealistas no amor. sua natureza ardente é controlada e a aparência nem sempre traduz o que vai no íntimo, a calma e o equilíbrio muitas vezes parece pouca paixão. A busca constante da harmonia define o tipo de relacionamento que a filha de Iemanjá procura. O seu sorriso é sedutor, suas palavras cativam, sua doçura prende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário