10 de setembro de 2014

MEMÓRIAS DE LAURO DE FREITAS- O RESGATE.






VISITANDO A CASA de Coriolano Alberto, o "Cori da Gávea", morador o Vilas do Atlântico e grande entusiasta da história local. Tive acesso a um verdadeiro acervo histórico e cultural montado pacientemente por Cori no decorrer do tempo.

Li textos antigos que remontam aos seculos XVII e XVIII sobre hábitos e costumes dos nossos antigos habitantes. Fiquei impressionado com a participação dos antigos habitantes de Santo Amaro de Ipitanga na luta pela Independência da Bahia e o poder político que os chefes políticos tinham na região. A historiografia organizada por Cori segue no tempo e na história com fatos ocorridos nas décadas de 50, 60, 70. Conversamos sobre alguns personagens que conheci à época com 11 anos de idade trabalhando no Bar da Amizade do meu Tio Valter, dentre eles o Noel, conhecido por "Toia", figura elegante, que fumava charuto, morador de Portão, vereador na época do prefeito Ismael Ornelas e, posteriormente, Chefe de Gabinete do então prefeito Gerino Souza Filho. Toia foi o primeiro empresário do ramo gráfico em Lauro de Freitas. A Gráfica Pioneira existe até hoje sendo tocada por seu filho Renê. 



Apesar de Toia de ser da Arena, como era o eterno Presidente da Câmara, João Custódio, uma figura lendária, que conhecia de "cor e salteado" o Regimento Interno da Câmara, ainda vivo e morador de Vida Nova, os dois se bicavam no plenário, presenciei, quando criança, vários "arranca rabos" entre os dois.  Lembro-me que, acompanhado dos meus colegas da Escola São Jorge, dirigida pela professora Dedé, fomos a uma sessão ordinária na Câmara e num dado momento Toia disse a Custódio: "V. Excelência é um fdp, vou tomar uma cachaça e volto na intenção de V. Excelência". 

No bate papo agradável com o mestre Cori surgiu a idéia de se criar o Instituto Histórico e Geográfico de Lauro de Freitas. Para Cori  "o Instituto vai coroar todo o processo da história da cidade que envolve também o retalhamento das áreas que pertenciam ao município como Pau da Lima, Valeria, Marechal Rondon e Estrada Velha até Nova Brasilia e onde hoje esta situada a Boca da Mata". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário