9 de setembro de 2013

DEMOCRACIA NO BAHIA

Fernando Schmidt é eleito novo presidente do Bahia

Secretaário do governo da Bahia, schmidt foi eleito para mandato até o fim de 2014, sem direito a reeleição Foto: Divulgação
Secretaário do governo da Bahia, schmidt foi eleito para mandato até o fim de 2014, sem direito a reeleição
Foto: Divulgação

  • Fernando Schmidt, secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado, é o novo presidente do Bahia. Schmidt, que foi eleito com 67% dos quase 5.000 votos, para um mandato tampão, até o final de 2014, sem direito a reeleição, tomará posse na segunda-feira, 9, em solenidade que acontecerá às 20 horas na Arena Fonte Nova, mesmo local em que foram realizadas as eleições deste sábado e onde a torcida decidiu pela mudança do estatuto do clube, em assembleia realizada em agosto. A chapa do novo presidente também terá direito a 72 vagas no Coselho Deliberativo do Bahia, enquanto a dos candidatos derrotados Antonio Tillemont (23%) e Rui Cordeiro (10%) terá 28 vagas.
Schmidt, de 69 anos, é o primeiro presidente eleito diretamente pelo voto dos sócios do Bahia. Ele já foi presidente do clube entre 1975 e 1979, época que ficou marcada pela conquista do heptacampeonato baiano e pela construção do Fazendão, centro de treinamentos do clube até os próximos meses, quando o Bahia deixará o antigo CT em direção à Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila.
Para assumir o cargo, que desde a alteração do estatuto do clube, no final de agosto, é de dedicação exclusiva, Schmidt deixará a secretaria. Muito questionado por seu envolvimento político com o Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo do governador Jaques Wagner, Schmidt foi enfático ao rechaçar qualquer tranfserência da vida política à sua gestão. "Acho que política é política, futebol é futebol. Na hora que essas duas coisas se misturam, geralmente não terminam bem. Eu nunca misturei as coisas, nem quando trabalhei no setor privado. Além disso, a nossa chapa é muito plural", avaliou.
Além de ex-secretário de estado, o novo presidente do Bahia é professor e advogado. Schmidt substitui Marcelo Guimarães Filho, que foi deposto pela Justiça após ação movida pelo ex-conselheiro Jorge Maia, que denunciou problemas na eleição do conselho que elegeu o presidente afastado para o segundo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário