17 de novembro de 2014

UM CENÁRIO FAVORÁVEL PARA MÁRCIO PAIVA

Por Marcelo Santana (especialmente para o Blog do Lau) OPINIÃO





Taxado pelos papas da política de Lauro de Freitas como um visionário, o então vereador de segundo mandato do PP, Dr. Márcio, reeleito em 2008, desafiou a lógica da política local e começou a pavimentar, gradativamente e, com muita paciência, o seu caminho que o conduziria ao maior cargo do município. 
Naquela oportunidade os desafios e as dificuldades para o médico/vereador eram enormes, com barreiras até então intransponíveis, considerando que reinava absoluto o PT de Moema Gramacho na gestão municipal. Em 2008 o PP foi fragorosamente derrotado e Moema se reelegeu com facilidade.
Existia um alinhamento perfeito entre as esferas municipal, estadual e federal, então ninguém de sã consciência seria capaz de pensar numa alternativa oposicionista vindo justamente do PP, derrotado em duas oportunidades pela líder petista. O pepista costurava o seu projeto acordando cedo, madrugada mesmo, para atender as comunidades. Foi um trabalho lento e persistente tipo: “água mole em pedra dura tanto dá até que fura”. E furou mesmo! O carisma de Márcio é impressionante e usando a sedução e o carinho do povo pelo doutor é que numa campanha memorável Marcio Paiva derrota a máquina petista e se elege prefeito em 2012. Aí começa uma nova história.
Inegável que o novo desafio de governar uma cidade com quase duzentos mil habitantes e vícios políticos históricos não é brincadeira. Compromissos de campanha assumidos, o novo prefeito elege a saúde, a educação e a mobilidade urbana como seus objetivos imediatos. Dificuldades na saúde é uma consequência da proximidade com Salvador, somente a emergência consome entre 30 a 40% do orçamento. O projeto então seria: a) melhorar a regulação; b) o atendimento ao idoso; c) a consolidação ao bom atendimento nas unidades com as ações de saúde aos sábados nas comunidades, o que efetivamente vem ocorrendo. Na educação foram 35% (trinta e cinco por certo) de reajuste aos professores nesses dois primeiros anos de governo (o melhor reajuste da região metropolitana e um dos maiores do estado da Bahia), além da redução da carga horária um pleito de longos anos da categoria. A valorização do magistério é, portanto, uma realidade.
 As intervenções na Estrada do Coco estão ocorrendo, melhorando o fluxo de veículos e a mobilidade das pessoas que por ali transitam, com pontos de ônibus, passarelas, sinalização e acostamento, além dos mais diversos melhoramentos de urbanização e pavimentação asfálticas em diversas ruas.
Muito ainda há de ser feito, mas Márcio Paiva começa a escrever o seu nome na história atuando em várias frentes de gestão do governo, nas mais diversas áreas, além das citadas acimas, mas uma delas chama a atenção: O prefeito convidou o Ministério Público e o Conselho Municipal de Habitação a tomarem as rédeas do Programa Minha Casa, Minha Vida, para evitar o tráfico de influência e o apadrinhamento político, hoje o processo é o mais transparentes da Bahia.

O apoio do prefeito ao governador eleito Rui Costa, ao vice João Leão e a reeleição da presidenta Dilma, aliada a sua incrível capacidade de trabalhar, inclusive aos sábados e domingos, e o seu carisma inabalável, significa que o caminho esta se pavimentando para um outro desafio: a reeleição de 2016. Alea jacta est!

Nenhum comentário:

Postar um comentário